Correio Popular Notícia






Luto em Ji-Paraná: morreu Walter Bártolo

Data da notícia: 23/11/2012
Foto:

>A morte ocorreu no dia em que a cidade completou 35 de emancipação política e administrativa

O Município de Ji-Paraná está de luto. Morreu na última quinta-feira (22), o primeiro prefeito do Município de Ji-Paraná, o pioneiro Walter Bártolo, que tem toda uma história de vida dedicada ao serviço público e à política do Estado de Rondônia, tendo sido um dos deputados eleitos para a Assembleia Constituinte do Estado de Rondônia, em 1982, além de ter ocupado inúmeros cargos no Estado, inclusive o de secretário de Estado.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20121124-151.jpg[/IMG] Logo ao saber do falecimento do pioneiro, o prefeito de Ji-Paraná, José de Abreu Bianco (DEM), decretou luto oficial de três dias no município pelo falecimento do último ex-administrador distrital e primeiro prefeito de Ji-Paraná (11/10/1977 a 22/04/1978), lembrando que a sua morte ocorreu no dia em que a cidade completou 35 de emancipação política e administrativa. ?Walter era um apaixonado por Ji-Paraná?, declarou ontem José de Abreu Bianco durante entrevista ao programa Fala Ji-Paraná do Sistema Gurgacz de Comunicação (SGC). Outro fato lembrado pelo prefeito é que o falecimento de Bártolo também coincide com o Dia do Músico, data comemorada hoje. ?Que esta data esteja sempre em nossas memórias para lembrarmos de um dos nossos mais ilustres cidadãos?.
A história de Walter Bártolo vai muito além dos limites de Ji-Paraná e começa também muito antes, ainda na década de 1950, quando ele fez parte da Caravana que percorreu o traçado da estrada que posteriormente seria aberta pelo governo federal, a BR 029 (e que depois deu origem à atual BR 364). Depois disso, em Porto Velho, Walter ocupou inúmeros cargos públicos, até que, em 1977 foi convidado pelo governador Humberto Guedes para ser o prefeito do então distrito de Vila de Rondônia e conduzir a sua transformação em Município de Ji-Paraná. Graças ao seu excelente trabalho como administrador, e à sua cativante figura, Walter Bártolo se destacou politicamente e acabou sendo eleito como um dos quatro representantes do Município durante as eleições da primeira Assembleia Constituinte do Estado de Rondônia, no ano de 1982.

OBRAS - Do período de Walter Bartolo como prefeito, estão algumas das mais importantes obras de infraestrutura do Município, que vão desde a criação da companhia de abastecimento de água, da implantação da estação rodoviária, até a construção dos primeiros e mais importantes prédios públicos da cidade, como a primeira delegacia de polícia civil, o hospital do Sesp, que deu origem ao atual Hospital Municipal; a implantação da escola agrícola CRET, onde hoje funciona atualmente o prédio da UNIR; a construção do prédio para a penitenciária federal, que logo depois se transformou em hospital regional e onde, depois de abandonado, funcionou o CERCAME; além da construção de várias escolas, e dos prédios da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Obras.

MÚSICA ? Na parte musical, Walter Bártolo é um dos pioneiros no Estado de Rondônia, sendo que o seu espírito boêmio e seresteiro levou-o a gravar o LP "Uma voz da Amazônia canta para o Brasil", sendo este o primeiro disco gravado por um cantor de Rondônia. Em 1963, gravou pela Rion Discos o LP "Walter Bártolo 'O desconhecido' interpreta suas composições", com doze músicas de sua autoria, e das quais fizeram muito sucesso: "Não tenho amor", "Foi ela", e "Brasília".
Para Ji-Paraná, talvez a composição mais brilhante de Walter Bártolo, seja aquela que se tornou o mais importante patrimônio imaterial do município: o hino de Ji-Paraná. Na letra, o autor relembra os vários nomes que antecederam Ji-Paraná e faz uma exortação do sentimento que mantinha pela cidade que ajudou a criar.
Como uma homenagem a este importante pioneiro, e figura ilustre do Estado de Rondônia, em 13 de abril de 2007, a Prefeitura de Ji-Paraná homenageou o ex-prefeito a dar o seu nome à escola de música que havia acabado de criar. Desde então, a Escola Municipal de Música Walter Bártolo oferece, gratuitamente, cursos para o aprendizado de instrumentos de teclado, sopro e cordas para mais de 650 alunos.

Fonte:






Noticia vista 1664 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.